Curiosidades

Sabonetes Glicerinados - Informações e Curiosidades


* Porque usar sabonetes artesanais e não adquirir os sabonetes vendidos em supermercados?

A carência de glicerina nos sabonetes comerciais é a principal razão do ressecamento que sentimos na pele com o seu uso. E muitas vezes vemos o próprio sabonete ressecar e rachar. Esta é a principal diferença entre os sabonetes comerciais e os Sabonetes Artesanais Violeta. Os ácidos graxos contidos nos óleos utilizados para se fazer o sabonete artesanal ajudam a regular a umidade e nutrir a pele deixando-a com uma textura mais macia e saudável.
Os sabonetes comerciais que você encontra nos supermercados são fabricados visando dois aspectos: a conservação do produto nas prateleiras do comércio e
oferecer ao consumidor um produto de maior duração, com isso justificam o uso de produtos químicos e conservantes resultando em um produto que nem poderia mais ser chamado de sabão ou sabonete, na sua verdadeira acepção, pois nada mais são do que detergentes sintéticos, utilizando inclusive o hidróxido de sódio (soda cáustica). Muitos desses detergentes são à base de petróleo e outros que contêm substâncias encontradas na natureza, mas são extraídos radicalmente e modificados


* O que é Glicerina?

Feita a partir de vegetais ou gorduras animais, a glicerina pura é um emoliente natural que tem um efeito refrescante na pele. A glicerina é o termo usado comercialmente, porém, seu nome é Glicerol ou propano 1,2,3- triol, que pertence à função álcool. O seu nome tem origem da palavra grega glykos, que significa doce.

* Quais são os principais Benefícios de um Sabonete Glicerinado?

(Os Sabonetes artesanais Violeta são compostos integralmente por Glicerina)

* Glicerina pode ser usado para fins cosméticos e como tratamento de condições médicas da pele. 
* A maioria das pessoas são muito tolerantes a glicerina, sem sentir irritação. 
* Os efeitos da glicerina na pele são um aspecto mais saudável, com aparência mais natural.

* Devido ao seu teor de glicerina elevada, os sabonetes são muito hidratantes para a pele.

* É ideal para se usar no banho de crianças, pois limpa, amacia, trata, e não causa nenhum tipo de irritação na pele.

* O fato de que a glicerina pode ter um efeito terapêutico em feridas e outras doenças de pele também contribui para que a pele tenha um aspecto saudável e mais suave. 

* Glicerina é um emoliente, não faz apenas umedecer a pele, mas a deixa macia e suave ao toque.

*Glicerina pode combater os efeitos de doenças de pele tais como psoríase.

* A Glicerina contém tão poucas toxinas, naturalmente não causa reações alérgicas. Isto a torna um ótimo ingrediente a ser usado por pessoas com pele sensível. Procure pela glicerina para evitar reações alérgicas, como erupções cutâneas.

* A glicerina pode tornar-se um removedor de maquiagem ideal por sua capacidade de desfazer óleos e resíduos em sua pele, tornando fácil de limpar ou lavar.
* A glicerina é também incluído em muitos produtos anti-envelhecimento para reduzir rugas.

* História do Sabonete

Há indícios de que já na pré-história o ser humano fazia uso do sabão mesmo não sabendo da importância que um dia este produto teria para toda a humanidade.
Segundo uma antiga lenda romana, a palavra 'sabão' teve sua origem no Monte Sapo, próximo à Roma, na Itália, onde animais eram oferecidos em sacrifício para os deuses. A gordura dos animais imolados no fogo misturava-se com a madeira queimada do altar. Esta mistura escorria para o solo nas proximidades de rios e as mulheres, ao lavarem roupas, sentiam uma maior facilidade em limpá-las quando estavam em contato com a nova substância.
O ano de 1878 foi um marco  na história do desenvolvimento dos sabões modernos, quando foi inventado o sabão branco. Isto ocorreu acidentalmente, devido à inclusão de ar na solução de sabão antes da moldagem. 
O uso medicinal dos sabões nos remete aos registros nos quais são mencionadas suas propriedades medicinais e de limpeza. Alguns estudiosos usaram sabão para tentar solucionar diversos problemas de pele, incluindo a escabiose, a psoríese, a tinea, o versicolor e a herpes tonsurans. Na Europa, no século XIX, foram descritos tratamentos com o uso do sabonete de versicolor da acne vulgar e da micose. E nos Estados Unidos, experimentaram tratar a acne com  um sabão fino, feito de azeite de oliva e soda cáustica.
Na época de Napoleão, na Europa, o banho ainda não era um costume corrente e as pessoas não o praticavam. Nos tempos elisabetanos, o banho era um evento anual, felizmente, com a mudança das gerações, este hábito tornou-se diário, mostrando-se útil à remoção de microorganismos da pele, reduzindo, desta forma, o risco de infecções na mesma.

Os sabões são resultados da reação química entre a gordura e um álcali, resultando num sal ácido de gordura com ação detergente. O nome "sabonete" teve origem na França, onde se iniciou a confecção de sabões nos quais eram inseridas cores e aromas. A palavra em francês é "SAVONETE". 

Fontes: www.portalsaofrancisco.com.br | www.blog.bigchilli.com.br | www.sebrae.com.br